Subprojetos:



SUBPROJETO: EU, MEU CORPO E A BUSCA DOS CINCO SENTIDOS.



DURAÇÃO:
MESES DE FEVEREIRO E MARÇO.

OBJETIVOS:

-       CONHECER, IDENTIFICAR E NOMEAR AS PARTES DO CORPO;
- DESENVOLVER PERCEPÇÕES VISUAIS, AUDITIVAS, OLFATIVAS, TATÉIS E GUSTATIVAS, ATRAVÉS DA INTERAÇÃO DO “EU” COM O MUNDO QUE O CERCA;
-        RELACIONAR-SE MELHOR COM OUTROS SERES E COM TODO O AMBIENTE;
-        TRABALHAR CUIDADOS COM O CORPO.

JUSTIFICATIVA:

            NESSA FASE É IMPORTANTE QUE OS ALUNOS ADQUIRAM, APROVEITEM TODAS AS OPORTUNIDADES OFERECIDAS DENTRO E FORA DO ESPAÇO ESCOLAR, PARA  VALORIZAR A VIDA, O MEIO ONDE VIVEM E TODAS AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DE SUA HISTÓRIA.

DESENVOLVIMENTO:

                AS ATIVIDADES SERÃO ELABORADAS DE MODO A PROPICIAR O CONHECIMENTO  , IDENTIFICAÇÃO E NOMEAÇÃO  DAS PARTES DO CORPO DESSA FORMA SERÃO UTILIZADOS: O ESPELHO , MÚSICA, BRINCADEIRAS, HISTÓRIAS, JOGOS, DESENHO, MASSINHA, RECORTE E COLAGEM, PINTURA.

RECURSOS:
                LIVROS, CDs, DVDs, FANTOCHES, MATERIAIS PEDAGÓGICOS DIVERSOS, SUCATAS, ETC.

CULMINÂNCIA:

                EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS (EU E MEU CORPO); CONFECCIONAR UM BONECO ( COLETIVAMENTE), UTILIZANDO MATERIAL DE SUCATA; ESCOLHER COM AS CRIANÇAS UM NOME PARA O BONECO COM A IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES DO CORPO  HUMANO.


SUBPROJETO: ALIMENTO NOSSO DE CADA DIA.



DURAÇÃO:
MESES DE MAIO, JUNHO E JULHO.

OBJETIVOS:

- CONHECER FRUTAS E LEGUMES QUE NOS AUXILIAM NA MELHORIA DE NOSSA SAÚDE;
- PROMOVER HÁBITOS DE HIGIENE DE DETERMINADOS ALIMENTOS;
- PROPORCIONAR A EXPANSÃO DE HÁBITOS DE HIGIENE DO MEIO AMBIENTE E DE SAÚDE CORPORAL;
- ESTIMULAR UMA BOA ALIMENTAÇÃO E CUIDADOS COM O CORPO;
- CONHECER E IDENTIFICAR ALIMENTOS VARIADOS E SUAS FONTES.


JUSTIFICATIVA:

                O TEMA VAI ABORDAR O QUE VEM A SER UMA BOA ALIMENTAÇÃO E  HÁBITOS DE HIGIENE QUE VENHAM PROPICIAR UMA MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA, MEDIANTE À NECESSIDADE DA IMPORTÂNCIA DE SE FAZER CONHECER ALGUMAS CAUSAS DA SUBNUTRIÇÃO DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS, SEJA POR IGNORÂNCIA, FATOR ECONÔMICO OU FALTA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR.

DESENVOLVIMENTO:
                AS ATIVIDADES TERÃO COMO BASE UMA MELHORIA DE HÁBITOS ALIMENTARES E DE HIGIENE QUE SERÃO REPASSADAS PARA AS CRIANÇAS SOB FORMA DE : DRAMATIZAÇÕES ( ALIMENTOS AMIGOS ), EXPERIMENTOS DEGUSTATIVOS, MÚSICAS
( PARÓDIAS ), HISTÓRIAS, PREPARO DE ALIMENTOS, ARTES PLÁSTICAS.

RECURSOS:
                LIVROS, CDs, Dvds, FANTOCHES, MATERIAIS PEDAGÓGICOS DIVERSOS, SUCATAS E ETC.

CULMINÂNCIA:

                EXPOSIÇÃO  COM OS TRABALHOS DAS CRIANÇAS SOBRE O TEMA “ALIMENTOS AMIGOS” E DRAMATIZAÇÃO DO MESMO TEMA.



SUBPROJETO: O MEIO SOCIAL E O MEIO AMBIENTE.



DURAÇÃO:
 MESES DE ABRIL, MAIO E JUNHO. 
OBJETIVOS:

   - TRABALHAR COM AS QUESTÕES LIGADAS NO AMOR E RESPEITO AO PRÓXIMO E AO AMBIENTE EM QUE  SE VIVE;
 - PROPICIAR A INTERAÇÃO DA CRIANÇA COM SUA COMUNIDADE ESCOLAR E FAMILIAR;
 - RELACIONAR-SE MELHOR COM OUTROS SERES E COM TODO O AMBIENTE;
 - DESPERTAR A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE  PRESERVAR O MEIO AMBIENTE.

JUSTIFICATIVA:

                NESSE MOMENTO DEVEMOS FAZER COM QUE OS ALUNOS PERCEBAM A IMPORTÂNCIA DE RESPEITAR O PRÓXIMO, BEM COMO O MEIO AMBIENTE  EM QUE VIVEMOS, PARA QUE HAJA MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA FORA E DENTRO DA CRECHE. 
DESENVOLVIMENTO:
                SERÃO ELABORADAS ATIVIDADES QUE VENHAM A ENRIQUECER O CONHECIMENTO DA CRIANÇA QUANTO AO RESPEITO E A SOCIALIZAÇÃO EM SEU MEIO FAMILIAR E ESCOLAR, ATRAVÉS DE MÚSICAS, BRINCADEIRAS, HISTÓRIAS, JOGOS, DESENHO, MASSINHA, PINTURA A DEDO, RECORTE E COLAGEM.

RECURSOS:
                LIVROS, CDs, Dvds, FANTOCHES, MATERIAIS PEDAGÓGICOS DIVERSOS, SUCATAS, E OUTROS MATERIAIS PEDAGÓGICOS.

CULMINÂNCIA: 
                EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS ( VIDA, AMOR E NATUREZA ); CONFECCIONADOS COM MATERIAL DE SUCATA.
                ORNAMENTAÇÃO DE MURAIS COM TEMAS COMEMORATIVOS DO MÊS E OUTROS TRABALHINHOS PARA A MAMÃE COM AMOR E CARINHO.



SUBPROJETO: BRINCANDO E APRENDENDO NO ARRAIÁ DA SINHÁ ROSA




DURAÇÃO:
Meses de junho , parte de julho e agosto.

JUSTIFICATIVA:

Como estamos chegando no mês de junho, estaremos trabalhando o tema: Festa Julina.  A Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros. A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto integrará a comunidade escolar e ocorrerá durante todo o mês de junho.


OBJETIVOS:

- Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural.

- Conhecer a origem e as características das festas juninas.

- Admirar e respeitar o trabalho do homem do campo.

- Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo

- Valorizar a tradição das festas juninas.

- Socializar com a comunidade escolar e familiar

-Desenvolver a linguagem oral.

- Ampliar o vocabulário.

-Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema.

- Incentivar o gosto pela culinária junina.

- Conscientizar sobre os perigos dos balões e fogos de artifício.

- Propiciar às crianças a participação em diversas brincadeiras.

DESENVOLVIMENTO:

                As atividades serão elaboradas de modo a enriquecer o conhecimento da criança quanto aos costumes das festas juninas e a socialização, dessa forma serão utilizados: músicas, brincadeiras, jogos, desenho, comidas típicas, recorte e colagem, pintura, filmes e etc.
RECURSOS:
            Livros, CDS, Dvds, fantoches, materiais pedagógicos diversos, sucatas, etc.
CULMINÂNCIA:
            Exposição de trabalho e uma festa julina com a participação dos pais no dia 12 de julho com apresentação de danças pelas turmas dos maternais e berçários e exposição de trabalhinhos sobre o folclore durante o mês de agosto.




SUBPROJETO: COM ALEGRIA VAMOS BRINCAR! COM A PRIMAVERA VAMOS CANTAR!

  

   
DURAÇÃO:
Mês de setembro

OBJETIVO:

Ø  Trabalhar a transformação sofrida pelo meio ambiente com a chegada da primavera e vivenciar com elas todo amor que devemos ter com a natureza.
Ø  Valorizar os costumes que fazem parte da cultura da criança.
Ø  Estimular a valorização da natureza e o respeito pelas plantas e pelas flores com ser vivo.

DESENVOLVIMENTO:

Ø  Utilizar histórias, músicas e brinquedos cantados para trabalhar com as crianças temas relativos a Primavera e ao Meio Ambiente.
Ø  Mostrar, através da plantação de sementes, como se desenvolverá as plantas até o nascimento das flores
Ø  Vivenciar com alunos através de fotos, filmes, histórias e desenhos a beleza que apresenta a natureza nesta época.

RECURSOS:

Ø  Livros: Meu jardim, A viagem da sementinha.
Ø  CDs com músicas  relativas ao tema
Ø  Fantoches e dramatizações.

CULMINÂNCIA:

Ø  Exposição com os trabalhos das crianças e apresentações de peças teatrais





SUBPROJETO: RIO, VAMOS SORRIR! COM PATATI PATATA VAMOS BRINCAR!




DURAÇÃO:
Mês de outubro

OBJETIVOS:

Ø  Trabalhar as questões ligadas a autoestima e ao direito das crianças de brincar e de se divertir;
Ø  Valorizar o costumes que fazem parte da cultura da criança;
Ø  Valorizar o meio em que vivem e conhecer o Rio, suas paisagens, cultura, através do filme RIO
Ø  Através da figura admirada do palhaço apresentar as belezas naturais do Rio e seus Pontos Turisticos.


DESENVOLVIMENTO:

Utilizar  histórias, músicas, cenas do filme “RIO”, brinquedos cantados, fantoches, brincadeiras ,  competições , gincanas, etc.. para trabalhar com as crianças temas relativos ao respeito ao meio ambiente e a auto estima, bem como ao direito de ser criança e ser feliz.

RECURSOS:
Ø  Fantoches
Ø  DVD do Filme Rio
Ø  Coleção Direitos e Deveres da criança
Ø  Histórias que envolvam o brincar infantil
Ø  Cds de brinquedos cantados e sucatas


CULMINÂNCIA:

 Festa da criança dia 11 de outubro




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário